A atuação clínica é responsável pela realização de diagnósticos, bem como pela prevenção, tratamento e controle de doenças que atingem pele, cabelos e unhas. A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano, por isso sua proteção é fundamental para uma vida saudável.

ACNE (cravos e espinhas)
A acne se forma quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, tornando-se suscetíveis a inflamação causada por bactérias. As áreas mais afetadas pela acne são rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores as chances de controle e menor o risco de formação de cicatrizes, prejudiciais à pele e à autoestima.
Somente um detalhado exame dermatológico pode atestar o grau da acne e indicar o melhor tratamento.
ALERGIAS DE PELE
Perfumes, cremes, esmaltes, medicamentos, produtos de limpeza, tintas, detergentes, metais presentes em bijuterias, plantas, alguns tipos de tecido e diversos outros produtos podem provocar reações alérgicas.
A resposta da pele a esses agentes se apresenta na forma de ‘rash’ cutâneo (manchas ou placas avermelhadas) e coceira intensa.
O tratamento varia de acordo com a gravidade e extensão da alergia e, de modo algum, o paciente deve tentar uma solução caseira, sob risco de agravar o quadro.


ALOPÉCIA (calvície/queda de cabelos e pêlos)
A queda de cabelos (alopécia) é uma das causas mais comuns de consulta ao médico dermatologista, que é o único capaz de fazer o correto diagnóstico e determinar o tratamento mais eficaz.
A Clínica Dr. Rogerio Angelucci possui protocolos exclusivos para o tratamento de diversos tipos de perda capilar.
Dentre as perdas capilares mais comuns estão a alopécia androgenética, a alopécia por tração, a alopécia areata, o eflúvio telógeno, entre outros.
CÂNCER DE PELE
É o tipo de câncer que mais atinge a população brasileira, por diversos motivos, entre eles a frequente exposição ao Sol. E é também um dos mais negligenciados pelos pacientes.
Existem 3 tipos de câncer de pele:
Carcinoma Basocelular
Carcinoma Espinocelular
Melanoma
Este último apresenta o maior índice de mortalidade, mas tem 90% de chance de cura, quando diagnosticado precocemente. Sua aparência pode ser confundida com a de uma pinta comum de coloração escura.
Por esta razão, visitas periódicas ao médico dermatologista são fundamentais pata a correta avaliação de pintas e manchas.


MANCHAS NA PELE/MELASMA
As manchas de pele podem surgir por inúmeros motivos, sendo os principais deles a exposição solar inadequada, o envelhecimento, disfunções hormonais e a gravidez, podendo, ainda, estar associadas ou não a fatores genéticos.
FOLICULITE (pêlos encravados)
A foliculite ocorre quando a estrutura responsável pela formação e pelo crescimento do pêlo (folículo) inflama.
Entre as causas desta inflamação estão infecção por bactérias, vírus e fungos.
A doença pode se manifestar de modo superficial, quando atinge somente a parte superior do folículo e provoca vermelhidão ou coceira; ou profundo, caso em que pode haver lesões dolorosas e formação de pus.


HERPES
Doença de incidência mundial, a herpes é causada por oito tipos de vírus da mesma família (Herpesviridiae).
A transmissão se dá por contato pessoal e os vírus mais comuns são:
- Herpes simples tipo 1 (manifesta-se nos lábios e ao redor da boca)
- Herpes simples tipo 2 (atinge, geralmente, a área genital, nádegas e virilha)
- Herpes varicela-zóster (este vírus apresenta como infecção inicial a catapora e, na idade adulta, volta a se manifestar em pessoas com baixa imunidade).
O diagnóstico da Herpes requer excelente conhecimento clínico do médico dermatologista e o tratamento deve se iniciar o quanto antes.
HIPERIDROSE
A hiperidrose é a sudorese excessiva, que se apresenta mesmo em momentos em que o corpo não está em atividade ou submetido a situações de stress.
Manifesta-se tanto de forma generalizada, como localizada (axilas, palma das mãos e planta dos pés).
A disfunção pode ser causada por fatores emocionais, hereditários ou doenças.
Entre os tratamentos está a aplicação de toxina botulínica para bloquear a transmissão nervosa das glândulas que estimulam as glândulas sudoríparas.

Também cuidamos de outras doenças de pele, tais como dermatite seborreica (caspa), eczema, micoses, nevus (pintas), psoríase, queimaduras, urticárias, unhas fracas, verrugas, vitiligo, entre outras.